Aqui você encontra dicas, sugestões e  respostas para
as dúvidas mais comuns que as pessoas tem em relação
a viagem de férias na Grécia.

Divirta-se!


  Atenas   Moeda
  Melhor Época   Gorjetas
  Clima   Cruzeiros Marítimos
  Visto / Transporte   Excursões
  Roupas   Museus
  Idiomas   Religião
  Hotéis   Compra de Lembranças
  Alimentação   Mapa da Grécia








ATENAS


Atenas fica a 10 Km de Pireus, principal porto da Grécia e das praias. É cercada por montanhas que seguram o mau tempo que vem do norte da Europa e mantém um clima agradável na cidade por muitos meses no ano. No verão raramente chove, por isso restaurantes, bares e discotecas e até cinemas são ao ar livre.

Recomendo que você faça o Citytour de meio dia ao chegar na cidade. Você vai conhecer muitos lugares interessantes e se for ficar mais alguns dias poderá visitar mais demoradamente o que lhe agradou. Visitas obrigatórias na cidade:

- Acrópole e Parthenon

- Troca da Guarda em frente ao Parlamento

- Museu Arqueológico Nacional

- Catedral Ortodoxa

- Estádio Olímpico

- Rua Pandrássu (rua dos bazares)

- Zápion e Jardins Nacionais

- Pláka - de dia e à noite

Pláka é o bairro boêmio de Atenas que fica aos pés da Acrópole. A partir do entardecer, o movimento de turistas e também de gregos é intenso. Você encontra bares, tavernas e discotecas além de lojas em ruelas simpáticas e arborizadas. Em cada esquina uma surpresa, uma mulher fazendo renda na porta de sua casa, um mágico encantando as crianças com as suas habilidades, ou ainda um ambulante assando espigas de milho na brasa. Divirta-se, a festa vai pela noite afora. 
Em Atenas tome cuidado com o trânsito. Lá também os motoristas não respeitam as faixas de pedestres e os carros são movidos a buzina.

 








MELHOR ÉPOCA

Você sabia que na Grécia é possível esquiar no inverno, entre dezembro e fevereiro no monte Olimpo, que é a montanha mais alta do país com 2.917 m de altitude e conforme a mitologia é a morada dos deuses???

A Grécia tem os seus encantos em qualquer época do ano, depende do seu gosto. Muitos turistas dos países nórdicos, como os suecos, noruegueses e islandeses, viajam para a Grécia no inverno para se esquentar um pouco!!!

Os turistas brasileiros no entanto, preferem visitar a Grécia de junho a setembro quando o calor está mais a a seu gosto e se pode aproveitar bem os cruzeiros nas ilhas e o intenso azul marinho do mar.

Atenção - na Grécia faça como os gregos:

Nos dias muito quentes faça uma "sesta" à tarde, entre 14:00h e 17:00h, para você escapar do forte calor, descansar um pouco e estar pronto para a noite, que só começa após as 21:00h.

 

 

 


CLIMA

Segundo estatísticas a Grécia tem em média 320 dias de sol por ano. Poderia ter até um seguro contra mau tempo!!! Como o país fica bem ao sul da Europa, o seu clima é ameno e agradável na maior parte do ano.

Primavera (março a maio)
Fim da temporada de chuvas, o clima é seco e começa a esquentar, o sol ainda não é muito forte e as flores desabrocham.

Verão (junho a agosto)
Alta temporada. A temperatura passa fácil dos 35ºC. As ilhas estão repletas. Para se refrescar, o mar, piscinas dos hotéis e particulares abertas ao público com serviço de bar e restaurante. Não deixe de tomar bastante líquido.

Outono (setembro a novembro)
Ainda faz calor, não tem muito turista, pois já começaram as aulas, no hemisfério norte, e os serviços em geral nos hotéis e restaurantes melhoram.

Inverno (dezembro a fevereiro)
Temperaturas entre 10ºC e 15ºC durante o dia e perto de C a noite. É raro nevar em Atenas, quando acontece é dia de festa, mas há muita neve na Grécia central e do norte, onde existem muitas possibilidades de esportes de inverno.

 

 

 

 


VISTO / TRANSPORTE

Turistas brasileiros não precisam de visto para visitar a Grécia. É suficiente o passaporte válido para o período da viagem.

Você chega em Atenas geralmente por avião em conexão de alguma capital da Europa. Pode-se chegar também pelo sul da Itália atravessando de ferry-boat de Brindisi para a cidade de Pátras, no Peloponéso, na Grécia. Antes da guerra da Iugoslávia, se entrava por este país para o norte da Grécia. Infelizmente, ainda hoje este caminho não é muito recomendável.

Em Atenas você pode usar o metrô que liga o porto de Pireus até o bairro chique de Kifissiá, onde tem residência, diplomatas e membros do governo, passando pelo centro da cidade, onde estão as estações de Monastiráki e Omónia.  

Pode usar o ônibus, mas compre antes um bilhete que vale para várias viagens e carimbe-o em máquina própria ao entrar no veículo.

Taxis são abundantes em Atenas, mas estão sempre lotados. Procure apanhá-los nas portas dos hotéis, ou por eles chamados, pois é muito difícil no meio do percurso. Não estranhe, mas em Atenas um taxi pode aceitar outros passageiros no caminho. Cada um paga o trecho que andou e o motorista ganha um pouco mais. Uma corrida de taxi na Grécia é mais barata que por aqui.

 



 

 


ROUPAS

Leve roupas leves e de preferência que não precisam ser passadas. Calças jeans, sarja caqui, bermudas e camisetas são básicas. Bonés e chapéus são imprescindíveis para se proteger do sol, assim como óculos escuros.

Sapatos confortáveis e tênis são fundamentais para os passeios, principalmente pelos sítios arqueológicos, onde o terreno é irregular e tem também pedras no caminho. Senhoras, esqueçam os sapatos de salto alto!!!

Mesmo no verão, uma malha leve ou moletom são necessários a noite, e principalmente nas ilhas, pois a brisa do mar refresca o clima. Não esqueça que você tomou muito sol, está com a pele sensível e pode sentir frio.

Leve também um conjunto esporte-chique para usar a noite num bar ou restaurante, nas festas a bordo em cruzeiros marítimos, ou ainda em algum evento em hotel fino ou local mais sofisticado.

Lembre-se de levar maiôs e biquinis. O nosso fio-dental faz muito sucesso, inclusive nas praias de nudismo!!!

 

 

 

 


IDIOMAS

Como o grego só é falado na Grécia, os gregos tem necessidade de aprender outros idiomas para se comunicar com os estrangeiros. Assim o inglês é a segunda língua do país e também são bastante falados o francês, italiano, alemão e mais recentemente o espanhol. Como o fluxo de turistas brasileiros tem aumentado, esperamos que logo eles aprendam também português!!!

A Grécia está muito organizada para o turismo e mesmo o pessoal ligado a serviços, que não domina outros idiomas, se esforça para entender os turistas.

Algumas palavras-chave em grego:

Kalí iméra = bom dia
Kalí espéra= boa tarde / boa noite
Kalí níchta = boa noite (quando se vai embora)
Yássu = como vai? / tudo bem? / tchau / até logo / saúde
Efharistó polí = muito obrigado
Sas parakaló = por favor
Me sin horíte (ou pardon) = desculpe / me dê licença
Pos to léne? = como se chama isto?
Pósso káni? = quanto custa?
Polí akrivó = muito caro
Endáksi - ok / está bom

 

 










HOTÉIS

Você encontra na Grécia continental e nas ilhas todos os tipos de hotéis. Desde os mais simples sem café da manhã, até os 5 estrelas, com todas as mordomias.

Em Atenas recomendo ficar em hotéis de categoria turística no centro da cidade. Os preços são razoáveis e geralmente tem um bom buffet de café da manhã, que dependendo do seu passeio você pode transformar em “brunch” e depois só precisa jantar em alguma taverna. Cuidado com hotéis muito baratos, pois estes podem ser de construção mais antiga e podem não ter banheiros nos quartos.

A grande vantagem dos hotéis no centro é que você pode ver e visitar muitos locais interessantes a pé, sem precisar se preocupar e principalmente perder tempo com o transporte. Cuidado também com hotéis mais distantes, que oferecem serviço de transporte para o centro da cidade e outros locais de visita, pois você pode ficar preso aos horários deles.

Nas ilhas, quando não muito grandes, é uma alegria só. Os hotéis ficam perto de tudo, da cidade, das praias, do agito, dos passeios, etc.

Atenção: A voltagem utilizada na Grécia é 220 V. Portanto, prefira levar aparelhos elétricos, como barbeador e secador de cabelo do tipo bivolt, 110/220 V.

 





 


ALIMENTAÇÃO

A culinária grega é muito agradável ao gosto dos brasileiros. Para quem não a conhece ainda podemos dizer que ela se parece muito com a comida árabe.

Um dos pratos típicos é o Mussaká, que é uma espécie de lasanha com beringela empanada, batata, carne moída e creme branco. Não deixe de experimentar a Salada Horiátiki (caipira), que é à base de tomate, pepino, cebola, azeitonas pretas e queijo branco de cabra, regada com muito azeite.

Boa parte dos pratos gregos é preparada em travessas no forno e é comum nas cozinhas das tavernas estas travessas estarem à vista das pessoas. Assim você pode ver na cozinha o que mais lhe apetece e escolher a vontade.

Você também vai encontrar restaurantes self-service, como aqui onde você monta o seu prato a seu gosto. Experimente também o “churrasco grego” que é servido dentro do pão árabe com vários acompanhamentos. Boa pedida é o Suvláki, que é um espetinho de carne. Batata frita à vontade. Os cardápios geralmente vêm escritos também em inglês e costumam informar o conteúdo dos pratos.

A aguardente típica grega é o Uzo, feito de uva com gosto de anis. Cuidado, pode ser forte como a nossa pinga. Com um pouco de água fica leitoso e mais suave, com gelo é melhor ainda. Bom apetite e YÁSSU! Que significa saúde em grego.

 


 

 


MOEDA

Com a integração plena da Grécia à Comunidade Européia, atualmente a moeda nacional passou a ser o EURO. Antes era a Dracma, uma das moedas mais antigas da Europa.

Leve de preferência cheques de viagem em Euros, porém outras moedas também são aceitas como dólares e libras.

Você pode trocar estas outras moedas nos bancos e nos quiosques de câmbio que estão em vários lugares de Atenas e nas ilhas.

Cheques de viagem e cartões de crédito são aceitos em lojas, hotéis e restaurantes sem restrições. Algumas lojas aceitam pagamento em dólares, mas nestes casos muita atenção com a taxa de câmbio.

Evite também trocar dólares nos hotéis, pois as cotações são desvantajosas em relação aos locais oficiais de câmbio.

Principais cartões de crédito: Visa, Mastercard, Diners e American Express.

 

 

 

 

 

 


GORJETAS

Como na Grécia os salários não são altos, o pessoal ligado a serviços em geral, sempre espera receber gorjetas e caixinhas.

Na chegada nos hotéis, dependendo da categoria, Euros 1 a 2 são o suficiente para o carregador das malas. Para os taxis, corridas de médio percurso E 1 é o bastante. Para os guias turísticos, geralmente E 2.

Nos restaurantes e tavernas, quase sempre 10% de serviço já vem na conta. É comum deixar o troco miúdo que o garçom traz de volta. Este trocado fica para o garoto que serve o pão e as bebidas.

Em outros serviços, que aqui no Brasil estamos acostumados a deixar gorjeta, também na Grécia é costume. Calcule de 5% a 10% do valor do serviço.

Deixe sempre alguma coisa, que você será bem atendido, principalmente se pretende voltar ao local.

Gorjetas em nota de Euro são muito apreciadas.  


 

 


 


CRUZEIROS MARÍTIMOS

O “must” da Grécia são os cruzeiros marítimos nas ilhas. A Grécia tem mais de 2.000 ilhas sendo que cerca de 700 são habitadas. A maioria fica no mar Egeu.

Existem cruzeiros de todos os tipos. De 1, 2, 3 dias, 1 semana, etc. e para todos os gostos e bolsos. Geralmente você fica hospedado no navio com pensão completa e visita as ilhas programadas no itinerário. Nas ilhas você pode passear por conta própria ou participar de excursões cujos custos não estão incluídos no cruzeiro. Portanto atenção, pois o preço total pode ficar mais alto.

Tome cuidado, se você estiver tomando sol no convés do navio. Com a gostosa brisa do mar, você não percebe que está se queimando, se não estiver protegido. As queimaduras podem estragar o passeio.

Para os que tem espírito de aventura, uma boa pedida é o aluguel de jipes ou motonetas. A palavra de ordem é: cabelos ao vento!!!

Alguns apaixonados pelas ilhas gregas exageram, com citações do tipo:

Estar nas ilhas gregas e depois morrer!!!
Melhor é, se você gostar, VOLTAR OUTRAS VEZES.

 

 

 

 


 


EXCURSÕES

Existem dezenas de excursões terrestres que partem de Atenas para os mais diferentes destinos e durações. Desde o tradicional Citytour e o Athens by Night, e a excursão de meio dia ao templo do deus Posseidón, deus do mar grego, que corresponde ao Netuno romano, que fica no cabo Súnion a 70 km ao sul de Atenas, até excursões de uma semana visitando a Grécia Clássica.

Quem tem mais de 35 anos lembra!!! A apresentação da novela Mandala e várias cenas com a Vera Fisher foram filmadas no templo de Posseidón.

As mais agradáveis, não muito cansativas e que lhe passam uma boa idéia sobre o período áureo da civilização grega, são as excursões de 1 a 2 dias. Como por exemplo para Délphos, o antigo oráculo das profecias, para Mycénas-Epidáuros na região do Peloponéso a caminho de Esparta ou ainda para o estreito e a antiga cidade de Corínthos. Daí vem o nome do Timão.

Estas excursões são feitas em ônibus confortáveis, com guia que fala vários idiomas, e agora também o espanhol. Os preços são módicos e o pernoite e as refeições estão incluídos nos passeios.

Desfrute a bonita natureza grega e proteja-a do perigo de incêndios.

 

 

 

 


 


MUSEUS

Existem muitos museus espalhados pela Grécia onde você pode conhecer um pouco da sua mitologia e milenar história.

Se você ficar alguns dias em Atenas, uma visita obrigatória é o Museu Arqueológico Nacional, que fica perto do centro. Reserve meio dia para esta visita. Vale a pena.

Existem outros museus em Atenas como o da Acrópole, de Arte Bizantina, Galeria Nacional de artes em geral, e em outras cidades e nas ilhas.

Geralmente nos sítios arqueológicos de maior importância, você encontra um museu local, se você se interessar em aprofundar o conhecimento a respeito.

Outra visita obrigatória em Atenas é a Acrópole que em grego significa “cidade alta”, onde está o Parthenon, templo dedicado à deusa Athena, protetora da cidade, as Cariáthidas, dois teatros e outros monumentos. A Acrópole é um verdadeiro museu arqueológico ao ar livre.

Perto da Estação Monastiráki, dentro da área da Acrópole existe a Ágora reconstituída, que é a antiga praça do mercado, ruas e prédios vizinhos. Nas ágoras das cidades gregas, nasceu a democracia, onde o povo votava diretamente as leis. A Ágora de Atenas é também uma espécie de museu.

 





 


RELIGIÃO

95% dos gregos são cristãos ortodoxos. A religião é muito parecida com a católica, com a diferença que não tem o Papa como autoridade suprema, mas o Patriarca ortodoxo, com sede em Istambul na Turquia.

As igrejas e mosteiros gregos, a maioria construída no estilo bizantino, estão espalhados por todo o país e vale a pena visitá-los. Não se espante se você for obrigado a vestir um camisolão ou uma calça tipo big sobre a roupa, se estiver de bermuda ou short. É uma questão de respeito à religião.

No norte da Grécia, região do monte Áthos, existem vários mosteiros habitados por monges em clausura, sem contato com o mundo exterior. Nesta região não é permitida a entrada de mulheres.

Como há liberdade de religião, encontramos igrejas católicas e protestantes, bem como sinagogas e mesquitas, principalmente nas grandes cidades.

Os padres da igreja ortodoxa usam batinas negras e longas barbas brancas, e é curioso vê-los circulando pela cidade debaixo de um sol abrasador.

Nos arredores de Atenas, não deixe de visitar o Mosteiro Kessarianí, que é muito bonito e rodeado por belas paisagens.

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


COMPRA DE LEMBRANÇAS

Você vai fazer a festa em Atenas e nas ilhas para comprar lembranças típicas para os parentes e amigos a preços razoáveis.

Em Atenas, a Rua Pandrássu, que sai da Catedral passa pela estação do metrô Monastiráki e vai até a base da Acrópole é uma espécie de Mercado Persa. É a rua dos bazares, uma loja ao lado da outra. Escondidas em vielas próximas, você encontra tavernas para descansar um pouco e matar a sede e a fome.

Tem de tudo. Todos os tipos de presentes. Desde chaveiros até pratos de metal artesanalmente trabalhados. Sandálias gregas de vários modelos que são feitas na sua frente por um sapateiro-poeta. Você encontra camisas, blusas e malhas de puro algodão em estilo moderno.

A rua tem ainda lojas que vendem roupas e artigos usados dos soldados do exército americano estacionado na Grécia, por conta da OTAN, a preços baixos. Uma festa para escoteiros e apreciadores de montanhismo e ecoturismo.

Em geral os preços estão escritos sobre as mercadorias, mas não deixe de pechinchar, se você for levar algumas peças do mesmo artigo e na mesma loja. Você consegue preços melhores. Todos os atendentes falam inglês.
Não compre na primeira loja. Passeie antes por toda a rua, será muito divertido.